FACHADA DE VIDRO COM ESQUADRIAS METÁLICAS E SPIDER

Vidraçaria Jetglass, vale a pena instalar uma fachada de vidro na sua residência ou em outros ambientes?

Poucas combinações arquitetônicas conseguem unir tanta beleza e praticidade quanto as fachadas de vidro. Adaptáveis aos mais diversos estilos, elas são sinônimo de requinte e bom gosto, emprestando leveza e sustentabilidade às construções.

O uso da luz natural é hoje uma das principais tendências mundiais em decoração, não só pela economia dos recursos naturais, mas como forma de integração com o meio ambiente e conforto visual. Dos grandes edifícios comerciais do mundo às residências e sobrados, a fachada de vidro valoriza qualquer projeto, podendo ser projetada na planta original ou agregada através de reformas posteriores. Veja  porque e como comprar sua fachada de vidro para dar ainda mais aconchego e requinte à sua casa ou qualquer outro ambiente!

Benefícios do vidro para fachada

Conheça as principais vantagens ao optar por uma pele de vidro ou fachada glazing nos projetos de seus clientes e saiba indicar os melhores vidros para cada necessidade.

FACHADA DE VIDRO JUMBO FIXADO NA ESTRUTURA DE CONCRETO

Estética Diferenciada

A primeira vantagem da fachada de vidro é a estética que o material proporciona aos ambientes. Além da grande variedade de cores e estilos, os vidros podem ser combinados para criar sensações visuais de amplitude e luminosidade.

Além disso, quando combinados com os vidros refletivos, há maior privacidade durante o dia. Os vidros tornam-se ainda um elemento e revestimento dos edifícios, e seu brilho e reflexão ajudam a criar um aspecto visual sofisticado à fachada.

Instalação de fachada de vidro ganho com a luz natural

As mais novas tendências mundiais prezam pelo uso da luz natural nos edifícios, permitindo maior integração com o meio ambiente e possibilitando maior conforto visual.

Os vidros de aparência mais neutra permitem essa integração com o ambiente externo e tornam os ambientes mais agradáveis para as pessoas que permanecem longos períodos em escritórios.

Controle Térmico e Acústico

Quando os vidros utilizados nas fachadas agregam os benefícios de controle térmico e acústico, ajudando a minimizar os efeitos de calor e também os ruídos sonoros. No caso dos vidros de controle solar é possível reduzir de 30 a 70% a entrada de calor para dentro dos ambientes, o que ajuda na economia com energia elétrica pelo uso do ar condicionado.

Baixa manutenção

O vidro aplicado como um revestimento nobre gera baixa manutenção, isso porque não tem a necessidade de investimentos iniciais em acabamentos finos nas paredes, vigas e colunas, eliminado também a necessidade de repintura anual da fachada. Além disso, o vidro de fachada pode ser combinado com o autolimpante, economizando quando o assunto é manutenção com pinturas da fachada.

FACHADA DE VIDRO COM ESQUADRIAS METÁLICAS

Vidraçaria instalação de fachada de vidro ganhos com: Durabilidade e Resistência

Os vidros laminados e laminados temperados são os mais indicados para o uso em fachadas por causa de sua grande durabilidade e resistência.

Os vidros laminados, por exemplo, são compostos por duas placas unidas por uma camada intermediária de polivinil butiral, também conhecida por PVB.

É um tipo de resina que, além fixar ambas as partes, também faz com que em caso de quebra os estilhaços fiquem presos nessa camada.

VIDRO LAMINADO

Vidro Laminado

Justamente por isso, o vidro laminado é utilizado em locais onde há risco de impacto, como para-brisas automotivos, fachadas, sacadas, claraboias e corrimãos. Além disso, ele também oferece grande conforto acústico porque a sua camada interna amortece o som vindo do exterior, e visual, bloqueando 99% dos raios UV, colaborando para maior durabilidade de tecidos como cortinas e carpetes além dos móveis em geral.

VIDRO TEMPERADO

Segurança

Já o vidro laminado temperado é cinco vezes mais resistente às altas temperaturas e aos choques térmicos, permanecendo inalterado em diferenças de temperaturas de até 200ºC. Tudo isso graças a um tratamento que consiste em um aquecimento gradativo em sua fabricação de até 700ºC, quando atinge um estado plástico, sendo então bruscamente resfriado. Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado tem alta resistência a impactos e a flexões, sendo que, em caso de quebra, ele é fragmentado em pequenos pedaços pouco cortantes, facilmente removíveis.

VIDRO TEMPERADO

Beleza, sustentabilidade e integração com o exterior

Há várias formas de você ter uma fachada de vidro na sua casa: você pode substituir toda a parede frontal, usar o vidro como detalhe da fachada formando uma grande claraboia, por exemplo, ou criar paredes em “L”, deixando o visual bastante sofisticado. A verdade é que são tantas as possibilidades que hoje a maioria dos arquitetos não abre mão de usar a fachada de vidro como recurso estético. Integrando o exterior com o interior da casa, ela cria uma sensação visual de amplitude, ajudando a aumentar espaços pequenos e permitindo a incidência de luz natural para o interior da casa.

O Projeto de instalação de fachada de vidro

Você mesmo, no entanto, pode projetar uma fachada de vidro para a reforma da sua casa. Lembre-se apenas de consultar um engenheiro ou arquiteto para atestar a segurança do imóvel em caso de remoção de paredes inteiras ou de grande parte delas, para não correr o risco de causar algum dano estrutural. Uma boa dica é combinar materiais que têm a ver com o estilo da sua casa.

Vidro, madeira e ferro são alguns dos materiais que combinam de forma excepcional com as fachadas de vidro, tanto nos imóveis rústicos quanto nos clássicos. Você também pode jogar com elementos como pedras e a própria alvenaria para compor resultados incríveis. Outra opção é a cominação de fachadas verdes com vidro temperado ou laminado: a cobertura das paredes com hera ou outro tipo de forração natural intercalado a grandes cortinas de vidro torna qualquer fachada muito mais bonita e aconchegante.

Tipos de fachada de vidro

Bem elaborados arquitetonicamente, vigas e pilares de aço traduzem aspectos de arrojo e modernidade, revelando uma construção com muita personalidade.

Forte tendência em obras de alto padrão, a combinação de estrutura metálica aparente em fachadas de vidro possibilita a concepção de volumetrias simples, porém elegantes, além de imprimir velocidade à execução da obra. Em muitos casos os padrões aleatórios evidentes nas estruturas de aço servem de inspiração para o design de interiores.

As vigas e pilares de aço, por sua elevada resistência e baixo peso próprio, permitem a execução das mais variadas obras, com soluções leves e econômicas. Bem elaborada arquitetonicamente, uma estrutura metálica traduz aspectos de arrojo e modernidade, revelando uma construção com muita personalidade.

Fachada com vidros encaixilhados em estrutura metálica

Outra vantagem de uma coluna de aço é o fato dela ocupar um menor espaço em relação à convencional e, em geral, implica em uma redução do número de pilares necessários, conferindo espaços mais amplos. Com relação ao tipo de material especificado, as estruturas dependo das necessidades podem ser de aço carbono com pintura automotiva ou aço inox pintado, ambos podendo ser instalados na vertical, horizontal ou de forma mista.

Fachada com vidros encaixilhados em estrutura de concreto

Os vidros podem ser instalados diretamente em estrutura de concreto sem a necessidade de estrutura de aço, ficando um ambiente clean. Outra vantagem de o vidro ser instalado diretamente na estrutura é o custo, pois não há o gasto com estruturas de aço ou alumínio.

Fachada com vidros jumbo

Arquitetos criam projetos cada vez mais ousados e com grandes aberturas que criam vistas sem interrupções. Para acompanhar esses vãos a indústria de vidros oferece chapas em tamanhos gigantes, conhecidas como vidro jumbo por terem dimensões acima do padrão. Normalmente, o tamanho padrão fabricado no Brasil é em torno de 2,4m x 3,21m. O vidro jumbo mais comumente aplicada é o de 6,00m x 3,21m, podendo ser feito de vidro temperado ou laminado. Os vidros gigantes também podem ser coloridos ou espelhados.

A recomendação é que as chapas tenham no mínimo 6mm de espessura para não quebrar, já que sua dimensão é maior, mas também não mais que 10mm para não ficarem pesadas demais. O vidro jumbo é muito pesado. Para se ter uma ideia, uma chapa de 10 mm pesa 500kg, e se passar por laminação atinge uma tonelada. As chapas de vidro gigantes trazem exuberância aos projetos e uma ampla vista sem interferências de recortes e esquadrias. Quanto menos recortes o vidro tiver, mais apresentável fica trazendo requinte e sofisticação para projetos audaciosos.

As possibilidades das chapas de vidro gigantes são inúmeras: fachadas, guarda-corpo, visor de piscina, vitrine de lojas, entre outras aplicações. Os arquitetos aderiram aos vidros jumbo para fazer verdadeiras artes nos projetos. No Brasil, o vidro jumbo surgiu na década de 90, com pequenos volumes, que foram crescendo com o tempo a medida que o mercado foi se adaptando e investindo em novos equipamentos e tecnologias. Os arquitetos estão abrindo mão dessa tecnologia para trazer esse charme adicional.

Vidraçaria instalação de fachada de vidro

Por contarem com extensões superiores às chapas de vidro convencionais, os projetos que contemplam vidro jumbo necessitam de maior atenção em sua especificação técnica. Esse cuidado é justificado pelo seu tamanho e peso, já que, após o processo de laminação, uma peça de 10mm pode passar de 500kg para 1 tonelada.

Para acomodá-la, os perfis dos caixilhos de alumínio precisam ser corretamente especificados para comportar o impacto do peso da chapa, facilitar a instalação e deixá-la suficiente estável para resistir a intempéries.

Dicas de Como Comprar

Antes de comprar, peça ajuda de algum profissional e também pesquise bastante. Nós da Jet Glass estamos à disposição para ouvir as suas dúvidas. Fale com nossos atendentes online em nosso site.

Vale a pena instalar uma fachada de vidro?

Investir numa fachada de vidro pode ser uma boa alternativa para residências, áreas comerciais e outros ambientes. Se houver áreas verdes ou belas construções nas proximidades, melhor ainda.

Com o objetivo de criar um novo ambiente onde prevaleça a segurança e integração sem perder a visão exterior. Desta maneira a fachada de vidro propõe um melhor aproveitamento da área útil em todas as estações do ano, além de proteção contra intempéries, economia com alicerces e estruturas, promove a sustentabilidade, redução de ruídos externos e muitos outros benefícios. Mas fique atento ao projeto do imóvel para que a fachada de vidro exerça uma boa função no ambiente.